domingo, 6 de julho de 2008

azulzinho

o resumo é simples: eu caminhava sobre a faixa de segurança e um carro que atravessava o cruzamento, bruscamente, me obrigou a parar para não ser atropelado porque o motorista resolveu entrar à direita. fiz um sinal, juntando os dedos, para indicar que ele não sinalizou ao dobrar a esquina.
- tu é azulzinho, por acaso? - urrou o motorista.
o senhor barbudo e grisalho, um pouco acima do peso, a quem chamarei de Mr. Smith, dirigia seu carro prateado ao lado de um adolescente, os dois vestiam a camiseta vermelha de seu clube. "tu é azulzinho, por acaso?" entrou pelos meus ouvidos e caiu no meu estômago feito lava de vulcão. afinal, ele só daria preferência para o pedestre se uma autoridade o obrigasse a isso. Mr. Smith não seria gentil ou educado por um grandioso gesto humano de fraternidade. não, Mr. Smith só daria a preferência para o pedestre sobre a faixa de segurança caso um "azulzinho" estivesse ali fiscalizando e multando. aí sim, seria necessário, à contragosto, parar. é provável que esse Mr. Smith é o mesmo que retorna de uma viagem a europa dizendo maravilhas daquele povo "onde basta colocar um pé para fora da calçada e o motorista pára e deixa você atravessar". esse Mr. Smith me fez engolir em seco.
menos mal que na próxima esquina, sem faixa de segurança e sem sinal de trânsito, uma mulher parou seu carro e me deixou atravessar a rua, renovando a minha fé perdida na humaninade na esquina anterior.
(azulzinho, em porto alegre - rs é um guarda municipal
com autoridade para disciplinar o trânsito)

Nenhum comentário: